Engana-se quem acredita que a gestão de pessoas é pertinente somente a grandes e pequenas empresas. Saber lidar com pessoas, principalmente com os colaboradores faz parte da gestão que tenha como objetivo bons resultados.
Os colaboradores, são os principais responsáveis pelo bom funcionamento do condomínio, seja na limpeza, nas manutenções ou na gestão financeira e administrativa. São eles que fazem o sistema fluir, portanto, precisam estar motivados e satisfeitos não só com o ambiente de trabalho, mas também com as tarefas que executam.
Cabe ao líder, nesse caso, aos síndicos, saber desenvolver uma equipe de alta performance, para que os colaboradores se tornem parceiros da gestão e mais do que isso, se sintam valorizados.
Para isso, os síndicos devem estimular o envolvimento do colaborador, demonstrando que as tarefas por ele executadas são indispensáveis para o bem-estar, comodidade e satisfação dos condôminos e moradores.
O condomínio deve constantemente investir em treinamentos, pois, priorizando o conhecimento e fortalecendo as habilidades, maior será a qualidade dos serviços prestados.
Outra estratégia a ser desenvolvida pelo síndico é o compartilhamento diário de ideias com os funcionários, para entender a rotina e as demandas do condomínio para juntos criar estratégias que melhor atendam a todos.
Outra forma de valorização do colaborador é estar atento às legislações vigentes, bem como, fornecer todos os equipamentos e benefícios exigidos, para que a segurança, bem-estar e qualidade de vida no trabalho sejam asseguradas.
O síndico deve avaliar periodicamente os colaboradores e fornecer feedbacks, ou seja, dar retorno sobre os pontos fortes e os pontos que precisam ser desenvolvidos. É importante esclarecer que a avaliação não é algo punitivo e sim uma forma de trabalhar em conjunto o aprimoramento dos pontos que merecem maior atenção.
Outra dica é não deixar de lado as datas comemorativas como, por exemplo: aniversários, dia do zelador e dia porteiro. É muito bom ser lembrado, reconhecido e parabenizado pelo trabalho que se desempenha.
Bom, gerir pessoas realmente não é uma tarefa fácil, mas é através delas que os trabalhos podem ser executados com excelência. Então, que tal começar a valorizar os seus colaboradores hoje?
Letícia Oliveira
Financeiro e Síndica Profissional
Condominium Assessoria Contábil