Afinal o que é ser síndico?

Postado por: condominium

Afinal o que é ser síndico?

Na próxima sexta-feira,30/11, é comemorado o Dia do Síndico, uma figura indispensável para o bem condominial. Mas afinal, o que é ser síndico? Qual a profundidade dessa função? Atuo na área há 06 anos, conheço profissionais que estão na ativa a 10, 15, 20 anos e é quase que impossível não caracterizar tal função como um desafio diário.  Observe: eu disse desafio, porque os desafios existem para serem vencidos, existem para serem enfrentados e principalmente: eles existem para nós tornar melhores.

 

Ser síndico é se doar (com ou sem remuneração) para a garantia de um mundo melhor, nem que se esse mundo seja apenas de 06 moradores, a quantidade não importa, o que queremos é que cada convivência seja única e harmoniosa.

 

Ser síndico é se doar para cuidar, conservar e valorizar o patrimônio de muitos, mesmo que esses “muitos” não entendam ou não queiram investir nessa valorização.

Ser síndico, é ter nas veias um pouco de psicologia, engenharia, direito, designer, entre tantas outras lindas funções que sem as quais, os condomínios se tornariam sem valor. Por isso, além de ter um pouco de conhecimento em cada área, temos também grandes parceiros em cada área.

 

Ser síndico é se dedicar a criar ações para diferentes situações e conflitos, com o intuito de causar o mínimo de transtorno possível aos condôminos e moradores. É ter a atitude de vasculhar informações, causas e efeitos para encontrar a melhor estratégia, com maior qualidade e custo aceitável.

 

Ser síndico é ser líder e como líder na maioria das vezes somos democráticos, no entanto, pode haver a necessidade de sermos autoritários, e acredite na medida certa e na ocasião certa, essa pode ser uma atitude para o bem de todos.

 

Ser síndico, é ser chamado às 23h59min de uma sexta-feira para resolver um problema da caixa d’água. É saber resolver um conflito entre vizinhos que por falta de sabedoria, não conseguiram fazer isso sozinhos.

 

Ser síndico pode até parecer ser um problema, mas se mudarmos a perspectiva, percebemos que ser síndico é a solução de muitos problemas. Síndico é aprendizado constante, é a esperança de conscientizar e sensibilizar as pessoas, a criar um mundo melhor, a ter atitudes saudáveis, a pensar no outro.

Pode ser que até aqui, você não tenha concordado com a minha visão do nobre papel de síndico, mas há de concordar que exige de nós uma dedicação constante de aprendizado, planejamento e execução. Há de concordar que ser síndico já não é mais para amadores e sim para aqueles que se dispõem diariamente a aprender como cuidar e transformar cada condomínio em um mundo mais belo e confortável de se viver.

Fica aqui a minha homenagem aos grandes síndicos, que sabem do seu valor e da sua dedicação. Uma homenagem aos síndicos, que já me ensinaram muito e continuam a me ensinar. Homenagem àqueles que são resilientes, e permanecem de pé, afinal, os desafios existem para serem vencidos.

 

Letícia Oliveira

26 anos, graduada em Gestão de Recursos Humanos, Síndica Profissional da Condominium Assessoria Contábil.